
Roncar é Normal? Incomodado c o Barulho? Será q é Saudável 1
Por danilloleite • 16 de junho de 2021

Por danilloleite • 16 de junho de 2021
Roncar é Normal? O Médico do Sono afirma que, Não! Roncar não é Normal. Esse incômodo ruído, produzido pela vibração das estruturas da garganta, decorre de um estreitamento parcial das vias respiratórias durante o sono. A passagem forçada do ar por esta obstrução parcial causa o barulho do ronco. Continue a leitura e entenda o porque não é normal e também como solucionar.
Hoje temos a estimativa de que mais de 50% ou seja mais da metade de nossa População ao redor do Mundo tem problemas de estreitamento parcial das vias respiratórias ou seja Ronca! eventualmente e que 20% (vinte por cento) ou seja um sexto de toda a População Adulta Ronca de forma habitual.
É muito comum para algumas pessoas Roncarem todas as noites, a noite inteira;
Fale agora com um especialista e tire suas dúvidas imediatamente.
outros grupos, Roncam Normalmente apenas no principio inicial ou seja na Fase Inicial Sono ou em fases de Sono Profundo – Como a REM por exemplo, ou quando dormem com a barriga para cima, ou quando estão Resfriadas, ou também podemos citar, após lautos jantares ou mesmo após beberem um copo a mais.
Nos dias atuais, o problema com o Ronco que não é Normal e o Sono deixou de ser um simples problema de meio Social, assim sendo já é o maior desagregador conjugal!
Além destas implicações sociais, o Ronco constitui hoje um problema médico, estando associado à morbidade e mortalidade vascular em pacientes de meia idade, com alta incidência de hipertensão arterial, angina, infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.

Roncar é Normal? Incomodado com o Barulho? Será q é Saudável
Roncar é Normal? Fatores anatômicos e constitucionais, que causem restrição nas vias respiratórias, podem ser determinantes para o ronco.
Entre eles estão a obstrução nasal levando a uma respiração pela boca, amígdalas palatinas aumentadas, úvula (campainha) e palato mole em excesso, língua volumosa, alterações esqueléticas faciais como a mandíbula pequena ou o queixo um pouco para trás, pescoço curto e grosso e, principalmente, a obesidade.
Fazendo parte de um continuo, na qual o Ronco é apenas o sintoma de fase inicial, porém com o passar da idade e dos anos estes pacientes podem vir a apresentar paradas Respiratórias durante o Sono.
Sendo caracterizado assim, o que chamamos de Apneia obstrutiva do Sono. As apneias tem normalmente nada menos que uma duração mínima de 10 (dez) segundos, ocorrendo inúmeras vezes e exclusivamente Durante o Sono, resultando em asfixia recorrente com queda da oxigenação, com graves consequências para o organismo.
Esse problema reflete em sintomas noturnos e diurnos, com diminuição da qualidade de vida, calculando-se sua incidência em 10% (dez) dos homens e 5% (cinco) das mulheres em idade adulta.

Os sintomas noturnos, além do Ronco e das Apneias, são Engasgos, Fragmentação do Sono, Bruxismo, Boca Seca, um Sono não Repousante e Refluxo ácido. Roncar é Normal? Não!
Os sintomas diurnos são
As repercussões Clínicas do Ronco e da apneia fazem-se em todos os setores vitais do nosso organismo como nas Doenças Cardiovasculares
sendo assim também uma das causas Importantes de Acidentes de Trânsito e também de acidentes de Trabalho.
Estudos populacionais tem demonstrado o aumento da mortalidade na apneia do sono por infarto agudo do miocárdio e morte súbita.
Pacientes com estas queixas devem ser investigados quanto a qualidade de seu sono e examinados por médicos especialistas (otorrinos, neurologistas, pneumologistas) para que possam ser tratados o mais precocemente possível. Esses tratamentos envolvem medidas comportamentais (higiene do sono), tratamento com aparelhos de pressão aérea positiva (CPAPs), aparelhos intra-orais ou tratamentos cirúrgicos sobre as vias respiratórias.
Essas medidas gerais, podem ajudar você e também ao seu cônjuge a terem um Sono mais Prazeroso e também muito mais Saudável.
Caso, mesmo assim, após seguir todos os procedimentos, o Ronco não parar ou seja se isto não acontecer, Procure o seu médico de Confiança.
Você sabia que o ronco é a terceira causa mais comum de divórcio nos Estados Unidos e no Reino Unido? O problema, que só perde para os quesitos “Traição” e “Dinheiro”, também está no topo da tabela de classificação quando o assunto são os “comportamentos não-toleráveis” que levam ao divórcio.
Com os dois parceiros dormindo na mesma cama, o incessante ronco e a interrupção do sono colocam uma pressão sobre o relacionamento por causa da falta de descanso que, por sua vez, leva ao desgaste do matrimônio. É o que mostra um estudo da Universidade da Califórnia-Berkeley, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores avaliaram como a má qualidade do sono tem um efeito negativo nas relações conjugais. De acordo com a psicóloga e pesquisadora Amie Gordon, “o sono ruim pode nos tornar mais egoístas à medida que priorizamos nossas próprias necessidades em relação ao nosso parceiro”. Os dados sugerem que o sono interrompido deixa os casais menos sintonizados e sem consciência das necessidades dos parceiros.
Além disso, a National Sleep Foundation realizou um estudo e descobriu o seguinte que aproximadamente 12% dos casais dormem sozinhos. A satisfação no casamento pode ser ligada diretamente ao sono. Os casais que relatam baixo contentamento conjugal são muito mais propensos a sofrer uma variedade de distúrbios do sono.