More

    Aprendendo Enquanto Você dorme: Sonho ou Realidade?

    Aprendendo enquanto você dorme: Sonho ou realidade? Uma boa noite de sono é notavelmente poderosa.

    Aprendendo enquanto você dorme: Sonho ou realidade? Uma boa noite de sono é notavelmente poderosa. Ela restaura a mente e o corpo, preparando ambos para os desafios que se apresentam. Sem sono descansado, o humor, a concentração e o desempenho mental sofrem. A privação do sono é uma das principais causas de acidentes de carro e outros acidentes, e tem sido ligada a importantes problemas médicos que vão desde hipertensão, obesidade e diabetes até doenças cardíacas, disfunção erétil e possivelmente até câncer de próstata.

    Aprendendo Enquanto Você dorme: Sonho ou Realidade?
    Aprendendo Enquanto Você dorme: Sonho ou Realidade?

    Aprendendo Enquanto Você dorme

    Homens conscientes da saúde não tomam o sono como garantido, e os cientistas também não. Na verdade, as pesquisas sugerem que mesmo uma breve soneca pode ajudar a impulsionar o aprendizado, a memória e a resolução criativa de problemas – tudo isso enquanto sua cabeça está no travesseiro.

    Preparando o palco

    Quatro relatórios sugerem que o sono pode melhorar a função cognitiva. Para entender os resultados, porém, é importante rever as etapas do sono.

    O sono é dividido em duas fases principais, sono REM (rapid-eye-movement) e NREM (non-rapid-eye-movement). O sono começa com o estado NREM. Por sua vez, o sono NREM passa por quatro estágios:

    Sono REM
    Sono REM
    • Início (estágio 1),
    • sono leve (estágio 2), e
    • sono profundo (estágios 3 e 4).

    Após cerca de 60 a 90 minutos, o sono REM inicia; dura cerca de 20 a 30 minutos, e então o sono NREM retorna para iniciar um novo ciclo de sono. Durante uma noite normal, um adulto saudável vivenciará de quatro a seis ciclos de sono consecutivos.

    Aprendendo Enquanto Você dorme: Sonho ou Realidade?
    Aprendendo Enquanto Você dorme: Sonho ou Realidade?

    O sono NREM e REM seguem os calcanhares um do outro; ambos são importantes para a saúde, mas são muito diferentes. Durante o sono NREM, os movimentos do corpo continuam, mas os movimentos dos olhos são silenciosos ou ausentes. A respiração abranda e o ritmo cardíaco e a pressão sanguínea caem. O fluxo sanguíneo para o cérebro diminui e os eletroencefalogramas (EEGs) mostram um abrandamento da atividade cerebral.

    Em muitos aspectos, o sono REM é o oposto do sono NREM. O corpo está imóvel, mas embora as tampas permaneçam fechadas, os olhos se movimentam rapidamente em todas as direções. A pressão arterial, o ritmo cardíaco e respiratório oscilam para cima e para baixo, e homens saudáveis desenvolvem ereções. O fluxo sanguíneo para o cérebro aumenta bruscamente, e os EEGs mostram um aumento da atividade. Sonhar é mais comum durante o sono REM, mas também pode ocorrer durante os estágios iniciais do sono NREM.

    Sonhar, talvez para aprender

    Aprendendo Enquanto Você dorme: Sonho ou Realidade?
    Aprendendo Enquanto Você dorme: Sonho ou Realidade?

    Um estudo de Harvard de 2010 sugeriu que o sonho pode reativar e reorganizar o material aprendido recentemente, melhorando a memória e impulsionando o desempenho. As matérias foram 99 estudantes universitários saudáveis que concordaram em evitar álcool, cafeína e drogas por pelo menos 24 horas antes do experimento. Todos os voluntários demonstraram padrões normais de sono antes de se inscreverem no estudo.

    Cada um dos sujeitos passou uma hora aprendendo como navegar por um complexo labirinto tridimensional. Após o período de treinamento, metade dos estudantes foi autorizada a dormir a sesta por 90 minutos, enquanto os outros leram ou relaxaram. Após um intervalo para o almoço, todos os voluntários abordaram novamente o labirinto virtual. Os únicos alunos cujo desempenho melhorou substancialmente foram os poucos que sonharam com o labirinto durante a sesta. Embora os sonhos não tenham realmente representado soluções para o enigma, os pesquisadores acreditam que mostram como o cérebro sonhador pode reorganizar e consolidar as memórias, resultando em um melhor desempenho nas tarefas aprendidas. E todos os sonhos surpreendentes ocorreram no início do sono NREM.

    Sestas mais curtas

    Outro estudo de Harvard testou os efeitos de uma soneca diurna de 45 minutos. As matérias foram 33 estudantes universitários; cada um passou 30 minutos trabalhando no computador para dominar uma tarefa verbal e duas espaciais: memorizar 60 pares de palavras não relacionadas, resolver um enigma de labirinto e copiar uma figura intrincada.

    Todos os alunos foram testados nas tarefas, após o que a metade pôde dormir a sesta enquanto os outros descansavam em silêncio. Os pesquisadores repetiram todos os testes no final da tarde. Descobriram que a sesta NREM – dormir por menos de 90 minutos – impulsionou ainda mais o desempenho dos alunos cujos testes iniciais demonstraram bom aprendizado, mas a sesta não ajudou os alunos que tiveram má nota em seus primeiros testes.

    Micro cochilos

    Os homens ocupados podem não conseguir reservar 45 minutos para uma soneca – mas em 2008, cientistas alemães relataram que mesmo uma soneca de seis minutos pode ajudar a melhorar a memória. Os sujeitos foram 44 estudantes universitários que receberam dois minutos para memorizar uma lista de 30 palavras.

    A recordação foi testada uma hora depois, mas durante aquela hora, alguns dos sujeitos permaneceram acordados, outro grupo tirou uma soneca por seis minutos e um terceiro grupo tirou uma soneca mais longa, com uma média de 36 minutos.

    Os sujeitos que não dormiram a sesta, em média, menos de sete palavras; os estudantes que dormiram a sesta por seis minutos, em média, mais de oito palavras; e os que dormiram a sesta mais longa, em média, pouco mais de nove palavras. As mudanças podem parecer pequenas, mas podem ser úteis se você tiver que dizer ao seu chefe que dormir na sua mesa está de fato aumentando sua eficiência.

    O sono REM e a Criatividade

    Os estudos de Harvard e da Alemanha sugerem que a sesta NREM pode melhorar a memória e o aprendizado. Um relatório de 2009 da Califórnia indica que o sono REM pode ser ainda melhor, pelo menos para a resolução criativa de problemas. Pela manhã, os pesquisadores deram a 77 voluntários uma série de problemas criativos e depois lhes pediram que passassem a tarde pensando em soluções antes de serem testados às 5 da tarde.

    Todas as sestas foram monitoradas durante o sono. Somente aqueles que fizeram a sesta mais longa entraram no sono REM, que ocupou cerca de 14 minutos dos 73 minutos da sesta. A sesta NREM não impulsionou a resolução criativa de problemas, mas as pessoas que entraram no sono REM melhoraram seu desempenho em quase 40%, em comparação tanto com os que não dormiam quanto com os que dormiam NREM.

    A melhora foi específica para os problemas que foram introduzidos antes da sesta; em vez de simplesmente aumentar a atenção e o alerta, o sono REM permitiu que o cérebro trabalhasse de forma criativa nos problemas apresentados antes do sono.

    Perspectivas

    Lamentamos dizer que uma ou duas sestas não o tornarão inteligente ou garantirão o sucesso. Mas os médicos sabem que uma boa noite de sono está associada a uma boa saúde, e uma investigação grega de 2007 relacionou a sesta com um risco reduzido de doença cardíaca. Agora quatro estudos sugerem que as sestas podem impulsionar o desempenho intelectual, pelo menos a curto prazo. A pesquisa mostra que o sono NREM pode melhorar a memória e que o sono REM pode melhorar a resolução criativa de problemas. É uma abordagem em duas etapas que deve dar a cada homem algo para dormir.

    Mais informações sobre Aprendendo Enquanto Você dorme na Internet
    • Can You Learn Anything While You Sleep?
      • There are only 24 hours in a day, and usually about a third of that is spent sleeping. So, the overambitious have always wondered: Is it possible to make use of this time and learn a new skill or even a language? In other words, is sleep learning possible?
    • Can you learn in your sleep? Yes, and here’s how
      • Sleep is known to be crucial for learning and memory formation. What’s more, scientists have even managed to pick out specific memories and consolidate them during sleep. However, the exact mechanisms behind this were unknown — until now.
    • The Power of Zzzzs

    Conteúdo mais Recente

    Álcool e Sono – Médico do Sono Explica Tomar para Dormir? 1

    Álcool e Sono: O álcool é um depressor do sistema nervoso central que faz com que a atividade cerebral desacelere. O álcool tem efeitos sedativos...

    Necessidades de Sono – De quanto sono você precisa? 1

    Necessidades de Sono: De quanto sono você precisa? O que acontece quando você não consegue dormir o suficiente? Ao compreender as necessidades de seu...

    Insônia: Restauração do Sono Repousante -Soluções Tratamento

    Insônia: Restauração do Sono Repousante - Quase todos já passaram pelo menos uma noite deitados na cama desejando dormir. Mas, para muitos homens, é...

    Aprendendo Enquanto Você dorme: Sonho ou Realidade?

    Aprendendo enquanto você dorme: Sonho ou realidade? Uma boa noite de sono é notavelmente poderosa. Ela restaura a mente e o corpo,...
    Aprendendo Enquanto Você dorme: Sonho ou Realidade?Aprendendo Enquanto Você dorme: Sonho ou Realidade?

    Conteúdo Relacionado

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Aprendendo Enquanto Você dorme: Sonho ou Realidade?Aprendendo Enquanto Você dorme: Sonho ou Realidade?